99550-4495 - Tire suas dúvidas pelo WhatsApp
IMG-LOGO
ICON
ICON 0
Total: R$

Salto alto Causa Varizes? Saiba Mais..

Salto alto Causa Varizes? Saiba Mais..
08.02.2019

Para entender melhor vamos começar falando sobre oque são varizes?

As varizes são veias dilatadas e deformadas, que surgem ao longo da perna e podem causar dor e inchaço, essas veias são responsáveis por conduzir o sangue para o coração após ter irrigado os membros inferiores, eles possuem válvulas que tem como finalidade impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade, então quando estas válvulas não funcionam com eficiência o sangue acaba “empoçando" nas veias causando a deformação e o inchaço.

O sangue chega às pernas pelas artérias e volta pelas veias, como se fossem duas ruas de mão única, uma vai, outra vem. Esse fenômeno, chamado de retorno venoso, é fundamental na circulação, e a sobrecarga ou desorganização deste circuito pode dar origem a varias doenças venosas.
Existem vários fatores que podem contribuir para o surgimento das varizes dentre eles está o fator genético, sobrepeso, gestante, fumante, sedentarismo, pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou muito tempo de pé e o uso inadequado do salto alto.

Ainda não há estudo científico que comprove o salto alto como causador de varizes, porém sabe-se que seu uso inadequado poderá dificultar o bombeamento de sangue, e consequentemente contribuir para a má circulação sanguínea.

Você deve estar se perguntando: - não devo usar salto alto? Usar salto alto não é errado, porém é importante escolher o sapato adequado para cada atividade a ser realizada, e o mais indicado para o dia-a-dia são calçados confortáveis e que possuam altura de 3 a 7 cm, pois alem de auxiliar no bombeamento sanguíneo e diminui o risco de lesões nos joelhos e coluna.

<< voltar